2K5A6451

Ayurveda, Yoga e Aromaterapia: o que tem em comum entre elas?

Todas elas acreditam no básico: prevenir é melhor que remediar. Não é preciso estar doente para se cuidar, mas sim se cuidar sempre, antes mesmo de ficar doente, mantendo um estilo de vida e um equilíbrio entre corpo, mente e espírito para atingir esse objetivo! De quais formas, então, podemos fazer isso? Alinhando nossa vida a um estilo de rotina saudável e equilibrado, com muito autoconhecimento e buscando sempre terapias naturais ao invés de químicas. Vamos então entender melhor o que são esses três pilares?

Ayurveda é uma medicina milenar, acredita que o bem estar está no equilíbrio físico e mental, e por isso é tão ligada à prática da yoga, das terapias naturais e da alimentação saudável! 

Todos os indivíduos possuem os três doshas no corpo: Vata é composto pelos elementos éter (ou espaço) e ar, Pitta pelos elementos fogo e água, e Kapha por água e terra. Em geral, um deles está em maior proporção e define as particularidades mais marcantes em cada indivíduo.

 Os doshas, interpretados como humores biológicos na Ayurveda, são as constituições básicas de cada indivíduo. Eles são responsáveis pela expressão de características anatômicas, fisiológicas e comportamentais.

Yoga e ayurveda são como irmãs e envolvem a compreensão de como o corpo funciona e o efeito que a comida e medicamentos tem sobre o corpo

As duas ciências possuem oito ramos: Ashtanga yoga e Ashtanga ayurveda. Ambas entendem que a saúde do corpo depende da saúde e equilíbrio da mente. Elas dividem, virtualmente, a mesma anatomia e fisiologia metafísicas, que consistem de 72.000 nadis, sete chakras principais, cinco revestimentos/invólucros corporais e a kundalini shakti.

É pelo equilíbrio dos doshas que mantemos a sensação de bem-estar, saúde e vitalidade. Para sua pacificação, são utilizadas muitas técnicas da Ayurveda, sendo a Aromaterapia uma delas. Os aromas causam diferentes reações nos indivíduos como, por exemplo, apetite, salivação, enjoo, relaxamento, irritação ou conforto.

 Esses estímulos interagem diretamente com as características específicas de cada dosha, por isso, proporcionam reações tanto para o equilíbrio quanto para o desequilíbrio.

De um modo geral, aromas doces e frios são indicados para Pitta; aromas ácidos, quentes e doces para Vata e aromas amadeirados, quentes e condimentados para Kapha.

Já conhecia tudo isso? As terapias se ligam entre si e se completam, é realmente incrível conhecer a sabedoria milenar dos nossos antepassados e descobrir que a natureza nos oferece tudo que precisamos para encontrar o equilíbrio e a saúde! Métodos simples, mas eficazes! 

Fontes:
http://blog.srisriayurveda.com.br/yoga-ayurveda-beneficios/
http://blog.srisriayurveda.com.br/como-aromaterapia-ajuda-a-equilibrar-os-doshas/
https://www.artofliving.org/br-pt/irmas-inseparaveis-yoga-e-ayurveda

Compartilhe